NOTÍCIAS

DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

No dia 3 de dezembro, assinalamos o “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”. À semelhança do que vem acontecendo todos os anos, o grupo de Educação Especial dinamizou atividades com o objetivo de sensibilizar a comunidade educativa para a problemática da deficiência e para o direito à diferença.

Este ano, lançamos o desafio a alguns professores (Eva Coelho da EB2,3 Abel Varzim, Cândida Varzim da Escola Secundária de Barcelos, Isabel Sá da EB1/JI de Milhazes, Alexandre Martins do Centro Escolar de Gilmonde e Jorge Matos do Centro Escolar de Barqueiros) para fazerem, com o respetivo grupo de alunos, o levantamento de barreiras e acessibilidades nos estabelecimentos de ensino onde lecionam. Colaboraram, também, neste trabalho dois alunos do 9º ano do curso vocacional Património Artesanal Local.

Foram produzidos trabalhos interessantíssimos!

Sendo as escolas públicas cada vez mais frequentadas por alunos com mobilidade condicionada, tornou-se evidente que a acessibilidade é fundamental para a inclusão destes alunos. A apresentação dos trabalhos suscitou reflexão e debate por parte dos alunos, tendo sido apontadas soluções para algumas das barreiras arquitetónicas encontradas.

Parabéns aos alunos da Turma B (2º ano) - EB1/JI de Milhazes Turma C (2º ano) Centro Escolar de Gilmonde, da Turma E (3º/4º anos) Centro Escolar de Barqueiros, da Turma C (6º ano) da EB 2,3 Abel Varzim, da Turma AI (10º ano) da Escola Secundária e aos dois alunos do 9º PAL, António Pereira e Rui Silva!

Agradecemos, também, a colaboração das professoras responsáveis pelas bibliotecas do agrupamento (Isabel Nicolau, Luciana Gomes e Sameiro Gomes) e de todos os assistentes operacionais que colaboraram connosco.

Grupo de Educação Especial

 

anterior | seguinte