ESCOLAS

Escola EB 2 3 Abel Varzim

Coordenadora: Carminda Fonte | c.abelvarzim@aebarcelos.pt 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

A Escola Básica 2/3 Abel Varzim teve início no ano letivo 1996-1997.

Em reunião geral de professores no dia 18 /09/1996 foi aceite, por unanimidade, como patrono da Escola o Dr. Abel Varzim, passando esta a designar-se por “Escola EB 2,3 Abel Varzim”.

A atribuição do nome Abel Varzim ocorre em 1 de abril de 1997, no diário da República, II série, através do despacho 9/SEAE/97 do secretário de Estado da Administração Educativa de então, Guilherme de Oliveira Martins, que justifica esta atribuição da seguinte forma: “A personalidade e o exemplo do padre Abel Varzim (1902-1964) aparecem revestidos de qualidades excecionais que inspiram a maior admiração e exigem um ato de justiça. Natural de Cristelo, Barcelos, Abel Varzim doutorou-se em Ciências Político-Sociais na Universidade de Lovaina (Bélgica) no ano de 1934 com a tese «O Boerenbond belga- Obra do ressurgimento e da grandeza da classe operária de um país». … É deste modo de inteira justiça a proposta da Câmara Municipal de Barcelos, com a concordância da Escola dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico de Vila Seca, no sentido da atribuição do nome de Abel Varzim ao referido estabelecimento de ensino.

O Agrupamento de Escolas Abel Varzim dá-se em 1 de setembro de 2001 por despacho nº21397/2001 (2ªSérie), com a seguinte composição:

Estabelecimento de Ensino

Freguesia

EB 1 Algova

Paradela

EB 1 Andão

Fornelos

EB 1 Bemposta

Vila Seca

EB 1 Igreja

Faria

EB 1 Lagoa Negra

Barqueiros

EB 1 Mota

Gilmonde

EB 1 Casais

Milhazes

EB 1 Igreja nº1

Cristelo

EB 1 Igreja nº2

Cristelo

EB 1 Ribeiro

Vilar de Figos

EB 1 Terreiro

Barqueiros

EB 2,3 Abel Varzim *

 

J.I Bemposta

Vila Seca

J.I Casais

Milhazes

J.I Ferreiros

Cristelo

J.I Igreja (Faria)

Faria

J.I Lugar de Igreja (Vilar de Figos)

Vilar de Figos

J.I Lugar de Quintães

Fornelos

J.I Mota

Gilmonde

J.I Terreiro

Barqueiros

J.I Coturela

Paradela

*Escola sede do agrupamento

O primeiro Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Abel Varzim é homologado em 10 de abril de 2002.

A agregação do Agrupamento de Escolas Abel Varzim com a Escola Secundária de Barcelos ocorre em 2012/2013 dando origem ao Agrupamento de Escolas de Barcelos.