ESCOLAS

EB1 de Paradela

Coordenador: Adolfo Gonçalves | c.escolascpvf@aebarcelos.pt 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Paradela – oito quilómetros quadrados de campos e arvoredos, freguesia orgulhosamente rural, autossuficiente para se alimentar, capaz ainda de produzir para dar de comer.

Para que os seus treze lugares comuniquem entre si e com as freguesias vizinhas, existem duas estradas camarárias. Estas permitem ainda a quem a visita, desfrutar da paisagem e por aqui parar para descansar. Aliás, Paradela foi já considerada o sinónimo de “sítio onde se para ou se demora”.

A freguesia dispõe de uma igreja, uma associação recreativa com campo de futebol, junta de freguesia, jardim de infância e, claro, a EB1 de Algova – Paradela. 

Situada numa pequena elevação do lugar de Algova, é um edifício do tipo Plano Centenário – 1958, constituído por um piso com duas salas amplas, servida cada uma por casa de banho, átrio e um anexo de arrumos. Exteriormente é dotada de cantina tipo "duplo contentor”, que serve os vinte e seis alunos, mais os quinze “meninos do JI”.   

A área total das superfícies descobertas é de 475m2 e consta de um pequeno logradouro em terra batida, onde se destacam um pequeno campo de futebol equipado com duas balizas de futebol de cinco.